Studio
Prática autoral em fibras, superfícies e
estruturas têxteis
Sobre o Studio TAPPETO®
O Studio TAPPETO é uma prática autoral dedicada à pesquisa e criação em superfícies, formas e materialidades têxteis, explorando tapeçaria, tricô e estruturas escultóricas em fibras naturais.
A produção investiga cor, ritmo e espacialidade como linguagem, articulando tradição técnica e experimentação formal. Além da prática autoral, o Studio desenvolve direção criativa e acompanhamento estratégico para artistas e estúdios criativos.

Artista e fundadora da TAPPETO®
ANA MARIA GONÇALVES
DESIGNER DE INTERIORES E PAISAGISTA

Minha paixão pela tapeçaria começou cedo, aos 8 anos, quando minha mãe me presenteou com um kit de bordado em meio ponto sobre tela, com casinhas delicadas. Foi amor à primeira experiência com as linhas e agulhas.
Quando tinha 10 anos, minha irmã já fazia tricot por encomenda e ensinou minha mãe para ajudá-la das nas encomendas e eu aprendi também a tricotar.
Aos 14 anos, descobri o bordado em Arraiolos, e foi paixão à primeira agulhada. Aquela tapeçaria ampla e cheia de possibilidades me fascinou: parecia render muito mais do que os pequenos pontos em tela, e logo percebi que meu encanto sempre esteve nas peças grandes, marcantes.
Ao longo de mais de uma década de prática contínua, o Arraiolos se consolidou como uma das bases técnicas do meu trabalho. Essa experiência aprofundada permitiu que a técnica fosse gradualmente deslocada do campo tradicional para uma leitura contemporânea, onde o interesse deixa de ser a reprodução histórica e passa a ser a construção de linguagem têxtil autoral.
Embora a tapeçaria fizesse parte do meu dia a dia, segui outros caminhos. Estudei Mecânica de Helicópteros e atuei na área até setembro de 2001, quando a aviação enfrentava uma grande crise após os atentados de Nova York. Diante das mudanças, mergulhei em novas formações: Design de Interiores, Feng Shui, Geobiologia e Paisagismo. Mas, em paralelo, a tapeçaria nunca deixou de estar presente.
Em 2012, aquilo que havia sido um hobby se transformou em profissão. Desde 2018, desenvolvo atividades de ensino e acompanhamento em tapeçaria, compartilhando não apenas técnicas, mas processos de leitura, adaptação e construção de linguagem têxtil contemporânea.
Em 2021, precisei me afastar por questões de saúde, após complicações do Covid e uma síndrome de Burnout. Foi um período de pausa e reconstrução. Mas, graças ao carinho e incentivo de minhas alunas. que sempre acompanharam meus passos, retorno agora às atividades com ainda mais amor e propósito.
Nesse intervalo, a TAPPETO já ganhava forma, com o registro da marca no INPI e a construção de um novo capítulo para minha trajetória artística.



